sexta-feira, 27 de junho de 2008

Voluntários da democracia, propaganda eleitoral internacional e pichações


Os dois paineis publicitários estão no tunel que liga a Graça ao Vale do Canela. Um incentiva o cadastramento de mesários voluntários para a nossa eleição e o outro é uma "propaganda eleitoral internacional" de Obama (ou na verdade parte de jogada de marketing da empresa publicitária Maria Comunicação).http://www.mariacomunicacao.com.br/
O ano eleitoral traz à tona a política das mais variadas formas. Interesante seria pensar o novo, pensar uma nova democracia brasileira e no mundo com um maior envolvimento popular. Como ser mesário, por exemplo.

terça-feira, 24 de junho de 2008

L_o_m_b_a_d_a

O caminho alternativo ao pedágio da rodovia da Estrada do Coco, administrada pela CLN (Concessionária Litoral Norte) é uma decepção.
Quem se dirige à Salvador e quiser tentar "driblar" o pedágio pelo caminho alternativo entre os Kms 17 e 16 vai encontrar, em um trecho de aproximadamente 2 km, cerca de 20 LOMBADAS.
No itinerário não há nenhuma escola ou aglomeração urbana que justifique a média de uma lombada por 100 metros. Há muito mato e o trânsito de pessoas é fraco, aliás não há nem mesmo calçada.

Além de ser um gasto público desnecessário, atrasa a viagem de qualquer um que por ali passa e "incentiva" os motoristas -como foi o meu caso- a utilizar o pedágio. Quem é que sai ganhando com esse tipo de medida? E quem interveio para implantar esse número absurdo de quebra-molas?

quarta-feira, 18 de junho de 2008

ADEUS DUNGA! ADEUS DUNGA!





Indignado com a qualidade do técnico da seleção brasileira deixo aqui meu protesto: o Brasil não merece um técnico que nunca foi técnico antes. O Brasil não merece um técnico que não bota Pato pra jogar em um momento decisivo do jogo. Dunga? Só se for o anão da branca de neve...

Fora DUNGA !!

terça-feira, 17 de junho de 2008

Em pauta na mídia: FGTS.


O fundo de garantia por tempo de serviço está sendo propagandeado pelo governo principalmente em publicidades de Ônibus. O cartaz faz alusão aos investimentos que são feitos com o dinheiro e a importância desses recursos para o poder público.

Mas é preciso chamar atenção também para a importância direta na vida do trabalhador dando maiores informações sobre o Fundo e sobre quem tem direito a recebê-lo: veja qui.




quarta-feira, 11 de junho de 2008

Vila Brandão!



Dada a impossibilidade de uma maior dedicação ao blog nesta última semana, este humilde autor decide fazer aqui então uma básica propaganda daquilo que tanto lhe aflige e lhe dá trabalho mas também lhe proporciona prazer:
trata-se de um blog destinado a fomentar o turismo alternativo em uma zona específica de Salvador -entre Graça, Barra e Vitória!- mas que quase desconhecida pelos soteropolitanos.
Trata-se de Vila Brandão.


sexta-feira, 6 de junho de 2008

Spock - Buscador de Pessoas.

Para mais de 100 milhões de pessoas de todo o mundo não há mais privacidade.

O site buscador de pessoas "Spock" indexa listas de inúmeros sites de relacionamentos como o MySpace e outros mais abrangentes como Wikipedia.
O próprio Leonard Nimoy (que atuou como Dr. Spock) está obviamente lá, com direito a fotos, uma pequena descrição, links para sites pessoais, notícias relacionadas e Wikipedia. George W. Bush se encontra relacionado com diversas Tags, entre elas, Idiot e Bush Dinasty. Mas também encontramos pessoas menos famosas como o pesquisador/professor Marcos Palacios , com direito a foto e tudo mais. Infelizmente, não me encontrei.


É claro são "privilegiados" por esse sistema estão aqueles com uma notoriedade forte na mídia e outros bastante ligados a Internet, ainda bem.

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Nokia: o retorno.


Retornei a única assistência da Nokia em Salvador para buscar o celular que havia deixado para conserto quando fiz a primeira matéria. O aparelho estava pronto, ainda bem. Mas foi sorte minha tê-lo pego de volta assim tão logo. Inúmeros clientes reclamavam em coro da péssima qualidade do serviço de assistência da Nokia. As reclamações mais recorrentes eram as seguintes: demora no atendimento (tempo médio de espera de 1 hora e meia) tanto para dar entrada quanto para simplesmente retirar o aparelho e prazo de conserto sempre se extendendo além do máximo de 30 dias (que já é um absurdo!). Um cliente afirmou para mim que seu aparelho ia completar aniversário na assistência, ou seja, que estava em conserto há um ano. Outros disseram já ter entrado no Procom em busca da restituição do valor do aparelho. Um dos funcionários confessou que, algum dia, iria ele próprio processar a Nokia devido ao stress que é submetido no ambiente de trabalho.
Após uma hora e quinze de espera decidi ligar para a empresa Nokia e fazer uma queixa formal através do serviço que acolhe reclamações. No entanto, primeiro aguardei na linha por dez minutos ouvindo uma ótima canção daquelas clássicas de espera. Declarei minha insatisfação para uma atendente que parecia anotar o que eu dizia e insisti para dar meu e-mail acreditando que um dia receberei uma resposta...


Mais uma vez afirmo: quem comprar um Nokia deve torcer para ele não quebrar, caso contrário muita dor de cabeça e tardes perdidas lhe aguardam...


Nokia: 4003 2525 ( ainda por cima, não é gratuito)

sábado, 31 de maio de 2008

O que é CIAC?

CIAC...

é a sigla da Coordenadoria de Informação e Atendimento à Comunidade , órgão vinculado à Secretaria Municipal de Transportes e Infra-estrutura (Setin). É uma espécie de ouvidoria que também tem o papel de encaminhar reclamações aos órgãos competentes além de ser responsável por atender aos usuários do sistema de transporte e trânsito de Salvador, registrando pedidos de informação, reclamações e solicitações. Descobri isso ao ter o meu direito a um transporte público de qualidade violado mais uma vez após aguardar uma hora em pé por um ônibus da linha Mirantes-Ondina. Espero sempre que cada vez mais pessoas reclamem por seu direitos e tornem-se cidadãos. Uma simples ligação pode ser um bom início. O telefone da CIAC é 3371 1580.

Quem desejar pode reclamar direto com a empresa. Acesse aqui endereço, número de telefone e e-mail das empresas de ônibus de Salvador.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Escolhidas novas imagens de "advertência" ao cigarro!


As imagens simplesmente chocam. Horror.
Aos poucos o cerco ao cigarro aperta.
Fumar em local público está cada vez mais difícil e a anti-propaganda torna-se cada vez mais explícita e apelativa. As medidas cada vez mais acentuadas nos levam a pensar quais serão os próximos passos...ai entram questões delicadas como a descriminalização da maconha e outras drogas. As discussões pela legalização da maconha vão de encontro ao combate ao tabagismo ou terão desfecho no qual as drogas serão lícitas, mas combatidas no plano somente da educação e das idéias?

segunda-feira, 26 de maio de 2008

Protesto com humor!



No exato momento (23:35) está no ar a programa Custe o Que Custar da rede Bandeirantes. Não é jornalismo sério e nem pretende ser, mas é um excelente meio de protesto. Matérias de denúncia com deboche e outras de puro deboche escrachado se misturam nesse excelente programa. Quem quiser se indignar e participar é só mandar um e-mail para protesteja@band.com.br

domingo, 18 de maio de 2008

Sua nota é um show de Sonegação!

O domingo chuvoso e relativamente frio compeliu a mim e a minha família a irmos dar um passeio no Salvador Shopping para almoçar e dar uma volta descompromissada. Outras milhares de famílias, muitas das quais vão normalmente à praia no fim de semana, cumpriram a mesma programação ocasionando um engarrafamento de carros no estacionamento e outro de gente dentro do Shopping.
Desconfortos desse gênero a parte, quero tratar de outro problema aqui, um ladino e irritante costume: o não fornecimento por livre vontade da nota fiscal por parte de comerciantes. Fomos almoçar no restaurante Pasta Fast e só recebemos a nota fiscal quando pedimos por ela. Antes de exigir a nota havíamos recebido uma ordem de pedido – na qual constavam os itens consumidos – que não tem valor fiscal. No Salvador Café, só recebemos a nota mediante a incômoda e repetitiva exigência: - A senhora poderia me dar a nota fiscal por favor? Em outro café, o Dom Crioulo, esquecemos de pedir a nota e o estabelecimento não fugiu a regra do dia: nada de nota fiscal. Quer dizer, pagamos os impostos embutidos nos preços dos produtos obrigatoriamente, mas os comerciantes têm sempre a opção de tentar burlar o repasse para o estado. Optam por não emitir sistematicamente a nota somente fazendo isso quando o cliente solicita.
O Projeto Sua Nota é um Show é insuficiente. Ele age incentivando o cliente a pedir a nota, o que diminui a sonegação, mas não chega nem perto de acabar com essa prática. Além disso, acorrenta o direito de requisitar a nota ao oferecimento de Circo – futebol, cinema, shows, etc. – em nada contribuindo para consciência e reflexão da importância desse ato para a cidadania. Quando o projeto acabar o que levará as pessoas a requisitarem suas notas? Ou será que o ele se pretende eterno?

terça-feira, 13 de maio de 2008

O destino de quem ousa discordar?


Acho que é esse o sentimento com relação àquelas que tentam mudar algo...
um sentimento para ser mudado também. Reclamar, contestar, criticar construtivamente significa ser cidadão responsável. É ajudar não só a si mesmo, como à toda sociedade.


propague essa idéia.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Bocadopovo: jornalismo cidadão em Salvador!

Destinado a antender a cidade de Salvador, desde ontem (06/05/08) está em funcionamento o site de jornalismo colaborativo http://www.bocadopovo.com.br/.

O site funcionará, a exemplo deste blog, como veículo de denúncia e reclamação. Mas sua proposta não se limita a isso: qualquer um pode ser colaborador - por isso a designação "jornalismo cidadão" - e os temas a ser tratados são os mais diversos como artes, política, economia, cultura, enfim, qualquer tema pertinente à nossa realidade soteropolitana. As matérias são sempre sujeitas a uma breve checagem por parte dos editores.

Pronto. Quem quiser botar a boca no Trombone (trombone é uma das editorias do site) é só acessar aqui, ou ali, em cima.


segunda-feira, 5 de maio de 2008

Presente Natalino



A época de dar um presente Natalino chegou incrivelmente mais cedo este ano.
Compre já sua guitarra Baiana e mostre com quantas cordas e notas Armandinho e Cia fazem um bom solo. Ou, se preferir, troque por um Berimbau. Uma única corda emite diversos timbres e tons. É um instrumento versátil que pode acompanhar capoeira, samba ou orquestra. Além disso, sua grande envergadura (cerca de 1 metro e meio) o torna ideal para acabar com o imbecil clima Natalino fora de época...


domingo, 4 de maio de 2008

Adorno: A Irracionalidade da Técnica

que afasta o homem de si mesmo.




Acho que vivemos imersos num clima de otimismo e confiança com relação à evolução tecnológica. Como se o mundo fosse ser salvo com a próxima grande descoberta. Dizemos: “Ah! Nossos filhos ou netos já não terão esses problemas, viverão para sempre”. Ou “a AIDS está prestes a ser curada!”. “Logo carros estarão voando e haverá homens em Marte.” Os desejos são nobres. Mas é alienante depositar algumas poucas e vãs esperanças na medicina e nos agrados tecnológicos. Porque quando curarem o câncer ainda haverá gente morrendo de fome e, quando o homem dominar a anti-matéria, terá muito provavelmente se distanciado irrecuperavelmente do seu lar, a Terra, e de sua própria natureza.

A busca legitima é interna.
“If I can’t be my own, I feel better dead.”
Layne Staley, Alices’ Vocal, died at 35 years old in 2002.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Amazon ou Amazônia?


hehehhe! não pertence à nínguem mas é um bom investimento!? Como assim? O discurso é contraditorio, falho, liberal ao extremo...quer dizer que, segundo essa visão, teriamos mesmo que privatizar o BraZil para preservar o que? Os lucros de estrangeiros? A questão sempre ronda a mesma contradição: esse discurso sozinho jamais se sustentaria se não fosse a perspectiva do lucro embutida nele. Então o protagonista é o mesmo de sempre: o lucro. Desta vez um lucro pintado de "verde ecológico". Porque não trabalhar junto ao governo investindo em créditos de carbono? Ao menos não se fere a soberania de um País. Alguém ainda lembra de um certo discurso do político Cristovam Buarque a respeito do assunto (imperdível)? Leia aqui.

Água e biodiversidade em breve serão "petróleos". E nós, seremos Iraque?

Críticas a parte: reflexão: BUZINAS !


Bi-Bi-Bi-Bi!! Pann-Pann-Pann!!
Tu-tu-tuuuuuuuuuuu!
Bi-Bi-Bi-Bi!! Pann-Pann-Pann!!
Tu-tu-tuuuuuuuuuuu!
É assim o domingo pós-BAVI!
O ritual repete-se sem diferenciações.
Vencendo Bahia ou Vitória há sempre uma saraivada de buzinas que, para o indivíduo indiferente, são igualmente indiferentes. Sequer dá pra desconfiar quem foi que venceu.
Há ainda aqueles que ao menos sabiam do jogo:" Esse povo tá é doido. Que trânsito infernal hein!?"

No entanto, provocações debochadas aos que sabem que PERDERAM.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

Assistência técnica da Nokia é precária em Salvador!

Quem estiver pensando em adquirir um celular Nokia em Salvador é melhor pensar um pouco mais. Na nossa cidade, de cerca de 2,7 milhões de habitantes, há apenas uma loja que presta serviços de assistência técnica da Nokia. Os problemas que decorrem desse desrespeito não podiam ser outros: demora no atendimento (com direito a senha de espera e calor), espera em pé, nota-se pela foto que não há assentos suficientes e, o pior de tudo, o prazo de conserto e devolução que absurdamente, segundo a lei é até 30 dias úteis, parece ser corriqueiramente extrapolado. Nas duas horas em que estive presente no recinto presenciei três "barracos" de consumidores que clamavam e reclamavam por seus aperelhos de volta. Uma mulher dizia estar esperando seu celular há mais de dois meses, esbravejava por ter sido chamada para ir buscá-lo e não tê-lo encontrado pronto. Outros dois clientes que estavam na fila me disseram que já aguardavam a entrega há pelo menos um mês.



NOKIA, connecting dissatisfied costumers




segunda-feira, 21 de abril de 2008

Salvador Card completa dois anos de exploração com novas e maiores filas!


O assunto do Salvador Card ainda não foi esquecido, pelo menos por mim. Cada vez que vou recarregá-lo ou revalidá-lo, penso o quão estúpido e safado é esse sistema "avançadíssimo" de crédito para passagens de ônibus. Como "avançadas" e grandes são as filas, como é injusto haver somente três postos de recarregamento dada à extensão territorial e populacional da cidade. Pergunto-me se um sistema eletrônico de créditos não poderia vir a ser recarregado em qualquer casa lotérica, banco ou até mesmo pela internet. Será que é porque faz as pessoas deslocarem-se gastando mais com ônibus, e portanto gerando mais lucros para as empresas? Que absurdo! Não há Estado para defender o cidadão de um roubo desses? Não há cidadão que se indigne com o tormento mensal, as vezes semanal de deslocar-se e enfrentar um péssimo atendimento para garantir o simples direito à meia passagem?
Há sim. Estudantes da UFBA promoveram e participaram de manifestações de rua e pararam o trânsito da cidade no início do ano de 2006. No entanto, parece que o protesto e a discussão sobre as implicações e diferenças do novo cartão ficaram restritos à Universidade, logo sem participação da massa estudantil, que é de ensino médio. Agora o Salvador Card vai completando dois anos de furto e irritação ao seu consumidor. Como o atendimento recentemente despencou de qualidade, publicidades começaram a inundar a TV, e ai, ganhou força e respaldo popular novamente.
Se não está claro a perda na qualidade e encarecimento do serviço em questão, proponho um teste simples e objetivo: faça as contas de quantas passagens são gastas por mês com o cartão e compare, se recordar, com a quantidade do período do Smart Card (antigo cartão). Verá que mesmo, sem contar o tempo e o desgaste físico e emocional gastos nas investidas aos postos, o consumidor foi prejudicado. Isso sem falar que os créditos possuem prazo de validade, inexplicavelmente.

Críticas ao sistema não faltam, mas o problema é que elas enfrentam uma imagem bem construída pela publicidade que valoriza algumas migalhas e mascara os aspectos realmente prejudiciais do Salvador Card.